Bloqueio de Internet em Moçambique

A Intensificação do Bloqueio de Internet

As manifestações em Moçambique, que começaram em resposta aos resultados das eleições de 9 de outubro, continuam a ser marcadas por uma severa repressão governamental, incluindo o bloqueio total do acesso à internet após as 18h (UTC+2). Este bloqueio tem dificultado a comunicação entre os cidadãos e a disseminação de informações sobre os protestos. Mesmo o uso de VPNs, uma tentativa comum de contornar as restrições, tem se mostrado ineficaz, como relatado por cidadãos que tentam se manter informados e conectados. Desde o dia 25 de outubro, o governo impôs uma série de restrições ao acesso à internet móvel como parte de suas medidas para conter as manifestações convocadas pelo candidato presidencial da oposição, Venâncio Mondlane. O acesso a redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram foi severamente limitado, e muitos usuários enfrentaram dificuldades com o envio e recebimento de emails, especialmente através do Gmail. As operadoras de telecomunicações não têm conseguido fornecer explicações claras sobre as interrupções, limitando-se a pedir desculpas pelo “inconveniente” causado. “Nosso” informante de Moçambique diz ter dificuldades para acessar a internet e justifica sua ausência na rede Nostr.

Manifestações Continuam

As manifestações em Moçambique continuam sem descanso e em um dos conteúdos enviados por Dias Junior no Nostr podemos ver manifestantes fazendo passeata em uma rua com localidade não informada:

Não é possível decifrar o que ocorre no vídeo, mas é possível ver alguns manifestantes correndo após a chegada de um automóvel que parece pertencer ao exército moçambicano.

Fontes e Conteúdo: Nostr

Data: 06/11/2024

  • Bloqueio de Internet em Moçambique

    A Intensificação do Bloqueio de Internet As manifestações em Moçambique, que começaram em resposta aos resultados das eleições de 9 de outubro, continuam a ser marcadas por uma severa repressão governamental, incluindo o bloqueio total do acesso à internet após as 18h (UTC+2). Este bloqueio tem dificultado a comunicação entre os cidadãos e a disseminação…